quarta-feira, 1 de junho de 2011

Marcelo Menezes Gregório e a trajetória em defesa do carvão mineral

Gregório palestrou nas escolas urbanas de Candiota sobre o tema. Na foto, palestra na escola Jerônimo Mércio da Silveira

       Formando em Técnico Químico pela Escola Técnica de Pelotas em 1991, Marcelo Menezes Gregório, dedicou grande parte da sua vida ao serviço pública. Ainda muito jovem em 1993 assumiu a secretaria Especial de Governo e em seguida a de Saúde, Ação Social e Meio Ambiente.
No Legislativo, elegeu-se vereador quando também assumiu a presidência da Câmara. Já no Executivo ocupou os cargos de vice-prefeito e prefeito, período em que buscou atrair recursos na área de mineração, sem descuidar é claro, do meio ambiente. Proporcionou na época do então Departamento de Meio Ambiente a criação do projeto Vigilantes Ambientais, que agora desvinculado do Poder Público, tornou-se uma OSCISP e trabalha com o propósito de formar multiplicadores da defesa a flora e fauna e de todas as questões vinculadas a preservação ambiental.
Distante da política partidária e sem pretensões imediatas neste sentido, está buscando compartilhar as experiências da vida pública com o saber técnico, expondo as potencialidades regionais, em especial as atribuídas ao carvão mineral, grande fonte de geração de energia e renda para centenas de famílias.
Os 50 anos de geração de energia térmica e o cuidado ambiental
As palestras proferidas têm como foco “Os 50 anos de geração de energia térmica em Candiota”, quando também é exposta a história e trajetória do Ouro Negro. Além de explicações de cunho processual do mineral, também são apresentadas todas as tecnologias disponíveis e inseridas nas construções que tornam as termoelétricas muito menos poluentes e os programas de compensação ambiental em prol da preservação. 
 As palestras já foram realizadas nas escolas de ensino médio e fundamental, estaduais e municipais da zona urbana de Candiota, para levar, principalmente aos jovens, o saber sobre a principal fonte de renda do município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário