sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto Falarte é lançado em evento em Candiota

































Contando com a presença de lideranças do município, empresários, vereadores e presidentes de partidos políticos, foi lançado oficialmente na noite desta quinta-feira, 9, o Projeto Falarte. O evento foi realizado no Duff Beer, sob a organização da The Ambient Promotora de Eventos, contando com a explanação de Marcelo Menezes Gregório sobre a proposta, que visa propor espaços de discussão sobre os mais variados assuntos.
Após a apresentação do projeto, Gregório proferiu a palestra “Ainda há tempo para o amor?” alusiva ao Dia dos Namorados – a ser comemorado no domingo, 12 de junho – e com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre as mais variadas de amor e como este sentimento é necessário na vida a dois, entre amigos, irmãos, pais e filhos e também no desenvolvimento de qualquer trabalho. Ao final, foram entregues rosas aos homens para que presenteassem as esposas ou namoradas.
O evento contou com coquetel servido por Vieira e show com o músico Junior Montier.

Falarte participa de Semana Acadêmica na Urcamp


“Os 50 anos de geração de energia termoelétrica baseados na preservação ambiental” foram abordados por Marcelo Menezes Gregório na noite da última quarta-feira, 8, durante a Semana Acadêmica do Centro de Ciências Exatas e Ambientais – que abrange os cursos de arquitetura e engenharia. O evento aconteceu no complexo cultural do museu Dom Diogo de Souza e contou com mais de 100 acadêmicos, além de profissionais da área.
Durante a palestra, Gregório apresentou um breve histórico da Usina Termoelétrica Presidente Médici em Candiota, assim como as tecnologias implantadas, no sentido de viabilizar os empreendimentos e amenizar os impactos ambientais. “O carvão não quer competir comas a demais fontes de energia quer apenas, conquistar seu espaço na matriz energética brasileira”, defende Gregório que é técnico químico.
Outra explanação foi sobre as potencialidades do tijolo cinza cal, quando foram mostradas fotos de casas construídas em Candiota com o produto e de outras possibilidades implantadas no Estado. Gregório também expos os benefícios do empreendimento no fomento a economia e os que estão por vir, como a Fase D e MPX. Por fim, Gregório prestou uma homenagem a professora Jane Schnor (in memorian) que foi a primeira arquiteta da Prefeitura de Candiota e lecionava na Urcamp.
Também foi realizado um debate onde os participantes questionaram sobre os potenciais da argila local. 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Marcelo Menezes Gregório e a trajetória em defesa do carvão mineral

Gregório palestrou nas escolas urbanas de Candiota sobre o tema. Na foto, palestra na escola Jerônimo Mércio da Silveira

       Formando em Técnico Químico pela Escola Técnica de Pelotas em 1991, Marcelo Menezes Gregório, dedicou grande parte da sua vida ao serviço pública. Ainda muito jovem em 1993 assumiu a secretaria Especial de Governo e em seguida a de Saúde, Ação Social e Meio Ambiente.
No Legislativo, elegeu-se vereador quando também assumiu a presidência da Câmara. Já no Executivo ocupou os cargos de vice-prefeito e prefeito, período em que buscou atrair recursos na área de mineração, sem descuidar é claro, do meio ambiente. Proporcionou na época do então Departamento de Meio Ambiente a criação do projeto Vigilantes Ambientais, que agora desvinculado do Poder Público, tornou-se uma OSCISP e trabalha com o propósito de formar multiplicadores da defesa a flora e fauna e de todas as questões vinculadas a preservação ambiental.
Distante da política partidária e sem pretensões imediatas neste sentido, está buscando compartilhar as experiências da vida pública com o saber técnico, expondo as potencialidades regionais, em especial as atribuídas ao carvão mineral, grande fonte de geração de energia e renda para centenas de famílias.
Os 50 anos de geração de energia térmica e o cuidado ambiental
As palestras proferidas têm como foco “Os 50 anos de geração de energia térmica em Candiota”, quando também é exposta a história e trajetória do Ouro Negro. Além de explicações de cunho processual do mineral, também são apresentadas todas as tecnologias disponíveis e inseridas nas construções que tornam as termoelétricas muito menos poluentes e os programas de compensação ambiental em prol da preservação. 
 As palestras já foram realizadas nas escolas de ensino médio e fundamental, estaduais e municipais da zona urbana de Candiota, para levar, principalmente aos jovens, o saber sobre a principal fonte de renda do município.